O caso chernobyl –
• A catástrofe de Chernobyl vinte anos depois - JEAN-PIERRE DUPUY - ESTUDOS AVANÇADOS 21 (59), 2007 243 a 246
• Thiago Costa Monteiro Zandona - Normas Nacionais e Internacionais Ambientais sobre Resíduos NucleareS http://uj.novaprolink.com.br/doutrina/1743/normas_nacionais_e_internacionais_ambientais_sobre_residuos_nucleare • Guido Fernando da Silva Soares in Direito Internacional do Meio ambienta: emergência, obrigações e responsabilidades. São Paulo: ATLAS, 2001 relata o trágico acidente de Chernobyl.:
Construido na década de 70, o reator nuclear na cidade de Chernobyl – Ucrânia, sofre uma explosão no dia 26 de Abril de 1986, liberando radioatividade para todo o meio ambiente. O acidente ocorreu quando, em testes, o sistema do reator se torna instável até sua explosão.
Criado em 2003, na sede da ONU, em Viena, o Fórúm Chernobyl – conta com reuniões que tem por finalidade estabelecer os impactos ambientais e de saúde, que o acidente em Chernobyl causou.
Realizada em 2004, a Segunda Reunião do Fórum , liberou relatórios sobre estes impactos; nele constam a respeito dos milhares de pessoas afetadas e que a estimativa oficial não foi revelada, fazendo com que o mundo concluísse que as mortes que ocorreram posteriormente à catástrofe, não fosse a causadora.
Os relatórios locais, no entanto, continuam a falar em “apenas” quatro mil pessoas afetadas pela “exposição direta às radiações”, como se o acidente não tivesse prejudicado a vida de milhões de infelizes que transmitem a sua desgraça a seus descendentes de geração em geração. (Jean Pierre Dupri – Estudos Avançados 21 (59), 2007 - pagina 245
O acidente não ficaria somente sobre terras soviéticas, logo o material radioativo foi sendo levado pelo vento como uma nuvem, e espalhando pela Europa,aos países próximos a Ucrânia (antiga URSS), como Alemanha, Suécia, Suíça, entre outros. Neste países houveram muitos prejuízos econômicos, como nas produções agropecuárias e agronômicas, sendo