Comportamento organizacional
O comportamento organizacional é um campo de estudos, e o estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apoia na contribuição de outras disciplinas comportamentais, tais como psicologia, sociologia, psicologia social e antropologia, que se baseia em décadas de pesquisas. Nele se estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura, e também inclui tópicos básicos como motivação, comportamento, poder de liderança, comunicação interpessoal, estruturas, processo de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes de percepção, processos de mudança, conflitos, planejamento de trabalho e estresse no trabalho. Enfoca melhorar a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e aumentar a cidadania organizacional e a satisfação com o trabalho. Os executivos na organização
Um recente estudo realizado sobre a força de trabalho nos Estados Unidos revelou que os salários e os benefícios adicionais não são os motivos pelos quais uma pessoa gosta de seu emprego e nele permanece. Muito mais importantes são a qualidade do trabalho exercido e o apoio recebido em seu ambiente de trabalho.
Ter executivos com boas habilidades interpessoais é o mesmo que garantir um ambiente mais agradável de trabalho, que por sua vez facilitam a contratação e a manutenção de pessoas qualificadas.
A organização existe para atingir objetivos, alguém precisa definir esses objetivos e as possíveis formas de alcança-los. Os executivos atingem tais objetivos por meio do trabalho de outras pessoas. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir determinados objetivos.
O reconhecimento da importância do desenvolvimento das habilidades interpessoais dos executivos está intimamente relacionado com a necessidade das organizações em conseguirem funcionários com alto desempenho. Isto se torna particularmente crucial em um mercado bastante disputados.
De acordo com os