Administração
O autor diz que não há liderados fracos, mas líderes fracos. Pois a equipe é espelho de seu líder e de seu comportamento!
A liderança começa com uma escolha, a escolha de assumir responsabilidades, quando as pessoas assumem suas responsabilidades acontecem as mudanças.
Para mudar uma liderança considerada “fraca” é necessário que o líder assuma suas responsabilidades, como por exemplo, assumir um compromisso junto a sua equipe de Respeito; Generosidade; Humildade; Honestidade; Paciência entre outros.
Segundo o autor - Desculpas não ajudam em nada na mudança de comportamento profissional, como por exemplo, culpar o chefe por te proporcionar uma péssima qualidade de vida profissional, o que justificaria seu mal comportamento no trabalho perante seus colegas ou liderados, não ajudam na mudança de comportamento.
Ou seja, embora o ambiente tenha efeito sobre nós, somos livres para fazer nossas próprias escolhas.
Embora os estímulos ruins vêm a nós como, maus chefes, colegas de trabalho sem ética profissional e problemáticos, temos habilidade para escolher nossa resposta à isso, é o que nos torna responsáveis por nossas atitudes. “O MODO DE SER DAS PESSOAS DEPENDE DAS DECISÕES E NÃO DAS CONDIÇÕES.”
Com base na teoria das escolhas, o autor ainda nos questiona se escolheremos ser: Bons ou maus? Humildes ou arrogantes? Capazes de perdoar ou ressentidos?
Conclui que, se fizermos a escolha por mudança no jeito de agir com as pessoas, nossos colegas de trabalho, chefes ou liderados, haverá que ter um esforço o que é dolorido, mas é um dos estágios para que você se torne melhor não só como profissional mas também como pessoa.
“ PENSAMENTOS TORNAM-SE AÇÕES, AÇÕES TORNAM-SE HÁBITOS, HÁBITOS TORNAM-SE CARÁTER, E NOSSO CARÁTER TORNA-SE NOSSO