Comportamento organizacional
Curso Tecnologia em logística
Comportamento Organizacional
Brasília
2012
INTRODUÇÃO
Nossa intenção nesse trabalho é passar para a instituição o que aprendemos sobre COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: o seu conceito, seu principal foco, qual o seu propósito através do (explicar, prever e controlar) dentro de uma instituição, e fala também de suas características mais comuns e seus principais desafios. Trata-se também que organização para ser bem administrada e consolidada tem que ter um gerente com conhecimentos em todos os setores, apesar de que hoje em dia são várias as restrições designadas aos gerentes, porém para eles se tornarem eficiente tem que se aprofundar nos fatores relacionados ao COMPORTAMENTO HUMANO.
A eficiência é a capacidade que o administrador tem de obter bons produtos (produtividade, desempenho e outros) utilizando menor quantidade de recursos (tempo, mão –de –obra, matéria prima) possíveis. Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor maneira. A eficácia é a maneira de fazer o que é certo para alcançar seus objetivos escolhendo meios mais rápidos e práticos. A eficiência envolve como deve ser feito e a eficácia corresponde ao resultado. Quando uma atividade é desempenhada com eficácia e eficiência caminhando lado á lado o resultado é pleno.
Hoje é um desafio compreender o comportamento de uma organização, porque nela existem indivíduos com costumes, condutas, valores, personalidades diferentes. Nos dias atuais um bom administrador não requer só em planejar e seguir estratégias já traçadas, mas requer também dinamismo nos setores explícitos e implícitos de uma organização, normas, políticas, missão, visão, valores e princípios nelas constituídas. Os profissionais com as questões estratégicas e táticas das empresas dependem de informações adequadas para tomarem decisões com eficiência e eficácia.
A partir de uma cautelosa pesquisa detectamos também o significado de