Comportamento organizacional
O comportamento organizacional é um assunto muito abrangente no que tange o ambiente das empresas, onde vários fatores se interligam “diagnosticando” assim a maneira como os funcionários agem em uma empresa. É claro que toda organização exige que o trabalho efetuado por seus colaboradores seja feito com ética e primazia.
Em detrimento das expectativas das empresas, temos funcionários que têm sua personalidade, seus valores, suas percepções, emoções e níveis diferentes de conhecimento e habilidades.
A personalidade que os funcionários possuem influencia no seu comportamento junto à empresa. Seu nível de estresse é modificado pelas suas emoções e percepções que se tem da empresa. Pessoas que possuem um centro de controle interno têm muito mais chances de aceitarem as condições de trabalho impostas pela organização, e assim diminuírem seu nível de estresse. Se um funcionário possui bons reforços impostos pela empresa, sua percepção sobre ela pode mudar, dando assim uma “cara” melhor a esta última e que implicará em melhores rendimentos.
Os funcionários dentro de uma organização, mesmo que influenciados por ela, têm seus próprios valores e expectativas, que são relacionadas aos fins e aos meios nas suas metas individuais. As atitudes dos funcionários não são necessariamente reflexos da sua satisfação com a organização, necessitando às vezes da prática da dissonância cognitiva que diminuem as incoerências de seus pensamentos, fazendo com que a sua aceitação seja melhor e não influencie nas suas atribuições, evitando assim que seja marcado como um mau funcionário ou que seja demitido.
Cada funcionário de uma organização apresenta características individuais, que podem ser aproveitadas cada uma da sua melhor maneira no trabalho que será realizado possivelmente em uma equipe. Habilidades diferentes podem ser trabalhadas para sua melhora, o que é chamado de aprendizagem, e são necessárias a qualquer executivo ou