Tga resenha riqueza
Começam a surgir os trabalhos de Karl Marx que, embora aceitando alguns dos princípios expostos pelos clássicos, levou-os através de uma visão diferente, tirando conclusões importantes sobre as classes.
Cap 18 - "Trabalhadores de Todos os Paises, Uni-vos!"
Para os utópicos, o fim do capitalismo seria a melhor opção. No sistema capitalista viam apenas males. Desejavam uma sociedade planificada, que fosse eficiente e justa. Os utopistas viam na propriedade comum desses meios a forma de viverem todos bem. Por isso , em uma sociedade visionaria, planejavam que os muitos que executavam o trabalho viveriam com conforto e luxo, graças à propriedade dos meios de produção. Essa era a ideia básica de Karl Marx e do socialismo utópico.
Marx discordava que o operário era livre, portanto diferente do servo e do escravo. Dizia que sociedade capitalista o trabalhador estava sendo explorado tal como na sociedade escravocrata e na feudal. E que, a exploração na sociedade capitalista era oculta, mascarada. A sua solução foi a criação da mais-valia, que determinava o valor de uma mercadoria através do tempo de trabalho socialmente necessário encerrado na sua produção.
Marx e Engels tentaram preparar a classe trabalhadora para os acontecimentos futuros. Os trabalhadores devem ter consciência de classes, devem organizar-se com sua classe e compreender seu papel na evolução histórica.
Cap 19 - "Eu Anexaria os Planetas, se Pudesse..."
A teoria do valor do trabalho, exposta pelos economistas clássicos no principio da Revolução Industrial seria a finalidade útil. A burguesia, a classe progressista, nas mãos de Ricardo, que usou juntamente com sua teoria da renda para atacar os donos de terras, a teoria do valor foi correta. Mas quando usada por Marx, a situação se invertia totalmente. O que fora a arma na luta contra