Administração introdução
Ao analisar a historia da humanidade, vemos que sempre inventou maneiras melhor aplicar seus esforços com a intenção de ter melhores resultados de suas ações. O desenvolvimento aconteceu quando nós aprendemos a reunir forças, juntar pessoas, idéias e experiências e passamos a trabalhar em conjunto. Foi quando surgiu a organização – o motor do desenvolvimento econômico e social responsável por nossa chegada ao mundo moderno.
Com a organização o homem conseguiu uma forma organizada de trabalhar, criar, projetar, produzir e distribuir bens e serviços.
As organizações operam em ambientes diferentes rodeadas de um universo de fatores econômicos, políticos, tecnológicos, legais, sociais, culturais. E demográficos que integram entre si e se alternam constantemente, proporcionando um campo dinâmico de forcas caracterizado por enorme mudança e instabilidade ao redor. Há um complicado jogo de ações e interações que provocam e recebem influencias de todas as partes envolvidas.
As organizações não são autônomas nem auto-suficientes. Elas precisam ser administradas. Uma organização necessita de complexa equipe de pessoas altamente qualificadas – para sua adequada administração
A administração envolve simultaneamente arte, técnica e ciência. Arte porque administrar constitui uma expertise que requer elegância, beleza, estudo, competência, intuição e muita sensibilidade. Técnica porque requer o uso de ferramentas concretas e conceituais e abstrações. Administração é resultado!
Sem ela as organizações viveriam ao acaso e jamais encontrariam seu rumo. Administração e organização andam de mãos dadas; uma não existe sem a outra. Conforme (Chiavenato. {2006, p.01 á 34}).
DESENVOLVIMENTO
1. Acontecimentos para o surgimento da Teoria da administração
A revolução industrial começou em 1776 na Inglaterra, com a invenção da maquina a vapor por James Wat (1776 – 1819) e sua aplicação a produção. Com ela surgiu uma nova concepção de trabalho, responsável por