Comportamento organizacional
1.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional (CO) segundo Derek Pugh, pode ser defino como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.
Também podemos arriscar com a definição do professor John Ivancevich, com algumas modificações dos autores do livro “Comunicação e Comportamento Organizacional”: “O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.”
O que passou a acontecer é que, além do simples conhecimento intuitivo, passamos a ter, também, o conhecimento sistemático proveniente da ciência e de disciplinas variadas.
Como o CO é uma área que estudo o comportamento humano é logico que foi necessário o conhecimento de outros conceitos como a Psicologia ajuda na compreensão dos microproblemas da vida organizacional, tais como motivação, stress e o seu controle, aprendizagem, percepção e concepção e o comportamento individual. A Sociologia afeta especialmente o ambiente organizacional, tecnologia, conflito e mudança. A Antropologia contribui na analise cultural dos conflitos. E a Ciência Politica contribui com o melhor entendimento do poder e como este contribui na organização.
O CO se baseia no método cientifico que prevê observação, predição e mensuração. Também se permite que se estudem de forma sistemática, os problemas com que se deparam na organização e não tenham de confiar única e exclusivamente na intuição.
1.2 PENSAMENTO SISTÊMICO E LÍDER NA GESTÃO DE MUDANÇA
Pensamento Sistêmico é ter a capacidade