Comentario critico democracia ateniense
Democracia ateniense
A democracia ateniense apresenta diferentes opiniões em alguns causa repudio, outros exaltação.
Tendo em vista o discurso fúnebre de Péricles, segue abaixo, percebe-se que a democracia ateniense era pautada nos três pilares, que sustentam a democracia como um governo justo que seriam: insomomia, isocracia e isegoria. Em 1º lugar, a igualdade perante a lei ou insonomia. A nenhum cidadão são concebidos privilégios baseados na riqueza ou no prestígio da sua família. Em 2º lugar, a igualdade de acesso aos casos políticos ou isocracia. Todo o cidadão ateniense tinha o direito e o dever de participar no governo da polis. Todos tinham igual direito de voto. Em 3º lugar, o igual direito de todos ao uso da palavra ou isegoria.
"A nossa constituição não imita as leis dos estados vizinhos. Em vez disso, somos um modelo para os outros. O governo favorece a maioria em vez de poucos - por isso é chamado de democracia. Se consultarmos a lei, veremos que ela garante justiça igual para todos em suas diferenças; quanto à condição social, o avanço na vida pública depende da reputação de capacidade. As questões de classe não têm permissão de interferir no mérito, tampouco a pobreza constitui um empecilho; se um homem está apto a servir ao Estado, não será tolhido pela obscuridade da sua condição."
Aristóteles contrapondo, em seu livro Política, classifica as formas de governo em boas e suas degenerações e a democracia esta como degeneração da politeia. Uma vez que a democracia seria uma forma de governo que privilegiaria os interesses da massa e seria governada por aqueles que estariam despreparados.
Segundo ele uma forma de governo boa seria a junção de duas degenerações, a democracia e a oligarquia. ‘’... na oligarquia a lei não concede aos pobres nenhum salário para administrar a justiça e estabelece penas aos ricos, caso se recusem a fazer parte de uma assembleia; na democracia a lei da salário aos pobres mas não