Filosofia
Disciplina: Filosofia
Prof.: Luciano Gomes dos Santos
Questões de fixação e reflexão para a 2ª Avaliação Parcial de Filosofia – data- 30.09.2013:
1. Comente sobre a relação de Sócrates com a Filosofia.
Sócrates fez da Filosofia a razão de sua vida. Ele não ensinava as pessoas filosofia, mas ensinava as pessoas a filosofar, ou seja, por meio da filosofia Sócrates levava os indivíduos a pensarem em suas crenças e em suas concepções de verdade. Por meio da filosofia Sócrates ajudava as pessoas a libertarem suas almas da ignorância.
2. Explique o método que Sócrates utilizava para ensinar as pessoas a filosofar.
Em uma época bastante agitada, Sócrates percebeu a superficialidade da cultura ateniense. Pretendendo desmascarar os falsos sábios, Sócrates desenvolveu a técnica da “ironia”. Não ensinava, perguntava. Em suas perguntas ia dialogando com as pessoas de modo insistente, até que o interlocutor admitisse sua ignorância. Quase sempre era assim: inicialmente as pessoas respondiam às perguntas de Sócrates rapidamente, por isso mesmo superficialmente, então, a partir da resposta dada, Sócrates formulava uma nova pergunta. Em pouco tempo ou o interlocutor caía em contradição ou admitia não saber aquilo que antes pensava saber.
Sócrates não ficava apenas na parte destrutiva de uma ironia sem objetivo. Em seus diálogos também aplicava a “maiêutica”, uma espécie de “parto do saber”. Por meio da maiêutica, Sócrates, em vez de oferecer uma resposta pronta, buscava extrair do próprio diálogo com o interlocutor uma resposta satisfatória. O verdadeiro conhecimento, para este filósofo, nascia do diálogo.
3. O que era na visão de Sócrates o vício e a virtude da alma?
Para Sócrates o vício da alma era a ignorância, ou seja, a falta do saber e da ciência. Já a virtude da alma era o conhecimento adquirido que purificava a alma da ignorância.
4. Por que Sócrates foi condenado e como ele se defendeu de sua acusação?
Sócrates foi