Tuberculose
A tuberculose é uma doença contagiosa granulomatosa aguda ou crônica causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que envolve o pulmão podendo, porém afetar qualquer tecido ou órgão do organismo.
Incidência
Em 1900, a tuberculose constituía a principal causa de morte nos Estados Unidos, sendo responsável por cerca de 200 óbitos por 100.000 habitantes. Pode-se avaliar o seu espantoso impacto na ocasião, observando-se que estes números representam índices de mortalidade mais elevados do que, no presente, todas as formas de câncer combinadas. Desde o início do século, este índice caiu verticalmente para menos de 2,0 por 100.000 habitantes. Ao lado da redução na mortalidade houve um declínio paralelo na incidência da tuberculose. A tuberculose como infecção é bastante diferente da tuberculose como doença. A infecção pode ser detectada através do teste da tuberculina, o qual revela o desenvolvimento de sensibilidade cutânea à tubérculo- proteína. O teste da tuberculina indica infecção pelo M. tuberculosis, porém não indica se ocorreu a doença.
Durante algum tempo, a doença tuberculose foi primariamente uma doença de crianças e adultos jovens, sendo hoje especialmente um processo de adultos mais idosos. Presentemente o índice de mortalidade permanece baixo até cerca dos 50 anos de idade, aumentando progressivamente depois desta faixa etária. Os pacientes que já são portadores de doenças pulmonares crônicas, tal como a silicose são especialmente vulneráveis. Além disso, processos sistêmicos debilitantes inclusive o diabetes mellitus, doença de Hodgkin, estados de deficiência imunológica celular e cardiopatias congênitas, predispõem ao desenvolvimento da tuberculose.
Etiologia
As microbactérias compreendem um grande grupo de bacilos gram-positivos, ácidos resistentes que incluem germes tanto patogênicos como saprófitas. Entre os patogênicos salienta-se o M. tuberculosis o qual se subdivide em 5 cepas: humano, bovino, aviário, murinho e de peixes. Apenas