Indumentária Período Barroco
Faculdade SENAI/CETIQT
Curso de Bacharelado em Artes - Habilitação: figurino e indumentária
Stephane Pereira Guimarães
Professora Danielle Cardoso Curso – Artes/ figurino e indumentária 1º período
Rio de Janeiro
2010
1 Introdução
O objetivo do trabalho: ser capaz de construir no mínimo três figurinos –com a obrigatoriedade de pelo menos 1 peça feminina e 1 masculina – baseados nos conceitos lecionados em sala de aula, junto a um aprofundamento no tema de minha escolha.
Uma lista de filmes foi colocada a disposição das alunas. A partir da opção por um deles, iniciou-se o processo de pesquisa e criação.
Período Barroco
1. Sociedade e filosofia
O período conhecido como Barroco, que abrange, em linhas gerais os sécs. XVII e XVIII da arte européia pode ser encarado como um ‘’meio-termo" entre a Renascença e a era moderna. Num certo sentido , foi a retomada da renascença . vista de um ponto extra temporal, parece ser uma nova fase de que já ocorrera antes, uma renovação da atividade criadora, segundo as diretrizes que a precederam, uma revolução da roda.
Como todas as fases da arte, o barroco passou pela conhecida seqüência de ascensão, apogeu e declínio. Mas a semelhança com a renascença vai ainda mais longe. Os artistas do barroco e da Renascença defrontavam-se, essencialmente, com os mesmos gêneros de tarefa e trabalhavam, predominantemente, para os mesmos clientes: a corte, a aristocracia e a Igreja.
Contudo, quando observamos a roda girando e a seqüência de estilos darem uma volta completa,notamos como seria esperar, tantas diferenças importantes,