Serviço social
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
sociologia – trabalho, cultura e sociedade
Frederico Westphalen - RS
2008
importância dos conventos na educação de meninos e meninas do brasil colônia e as situações sociais atuais na educação.
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Sociologia.
Professores: Gleiton Lima .
Frederico Westphalen - RS
2008
A educação no Brasil nem sempre foi tão estruturada como está atualmente. No período do Brasil colônia a educação era diferenciada para homens e mulheres, porém, é necessário lembrar que a sociedade da época era patriarcal, ou seja, os homens deviam mandar enquanto as mulheres eram submissas às ordens dos pais e depois dos maridos.
Nesse contexto podemos verificar que um dos objetivos principais da educação feminina era, era educar as moças pra serem esposas dos fidalgos. O ensino a elas ministrado era voltado aos trabalhos domésticos como bordado, costura, pintura. Da leitura só era ensinado o básico para que elas pudessem acompanhar as orações da igreja também para cuidar daquilo que interessava ao funcionamento do futuro lar. Para a sociedade colonial, a mulher não devia receber outra educação a não ser aquela que faria dela uma boa esposa. As mulheres não eram educadas para que pudessem pensar, mas sim que pudessem administrar bem o lar, e dar a educação básica aos filhos. O programa de estado da classe feminina era bem diferente do das classes masculinas, mesmo nas matérias mais comuns, enquanto que o aprendizado delas se limitava ao mínimo de forma ligeira e leve. O ensino deles envolvia instrução moral religiosa, ler, escrever, contar, bem como elementos de pesos e medidas.