Pesquisas
Diariamente ouvimos falar de dietas para emagrecer... dieta da Lua, do chá, de proteínas, sem glúten, da sopa, entre outras. Fora os conselhos dos amigos, da avó, da vizinha. Mas qual é a ideal para o nosso corpo? Na verdade, a melhor é a velha fórmula, comer de modo equilibrado para o seu organismo, fazer atividade física, ter momentos relaxantes diariamente e um sono bom. Este conjunto fará a diferença no peso.
1. Água: se não tem o hábito comece hoje, pois se só toma quando tem sede, significa que já está desidratado. Pelo menos 1,5 litro/dia ou de 6 – 8 copos/dia. E sempre ao longo do dia, nada de concentrar em único horário, afinal seu corpo precisa estar hidratado o dia inteiro não somente um período.
2. Não fique muito tempo em jejum. É recomendável que se faça pelo menos 5 refeições ao dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e janta). No entanto, o cuidado seria com o tipo de alimento. Exemplo de cardápio:
Café da manhã: 1 xícara de leite semi-desnatado com café , 2 torradas e requeijão
Lanche da manhã: 1 pera
Almoço: 3 colheres de sopa de arroz, 1 concha de feijão, 1 posta de salmão grelhado, salada à vontade (pouco azeite)
Lanche da tarde: 1 copo de chá, 1 castanha do Pará, 2 bolachas sem recheio
Janta: idem almoço
3. Coma no intervalo de 2:30 – 3:30h
4. Coma sempre alimentos ricos em fibras (brócolis, alface, cereais integrais, mamão, rúcula, acelga, espinafre, etc) pois eles garantem alto poder de saciedade e ajudam a emagrecer.
5. Mastigue bem os alimentos até sentir a consistência de purê na boca e sem pressa, pois ao comer devagar seu organismo aprende a comer menos e a ter uma melhor digestão.
6. Mulheres e Homens: comam diariamente os alimentos ricos em cálcio para evitar a osteoporose Ex: tofu, cará, inhame, leite, queijos, iogurtes, sardinhas.
7. Evite os alimentos calóricos, como pastéis,