pesquisa
PROFESSOR PESQUISADOR
Osmarina Guimarães de Lima1
INTRODUÇÃO
A apresentação de um estudo sobre a pesquisa científica em educação é o objetivo deste texto. Porém, o alcance de tal objetivo remete-nos a uma breve, mas imprescindível, releitura do tema educação na realidade educacional brasileira, visto que nossa abordagem pretende considerar a dimensão de totalidade em que o processo investigativo educacional situa-se, parte que é do contexto social mais amplo.
Ressaltamos que o enfoque social dado aos processos de ensino e aprendizagem trouxe para a discussão pedagógica (a partir da década de 70), aspectos de extrema importância, como as relações entre desenvolvimento e aprendizagem; cultura e educação; relações interpessoais e o papel do educador como mediador do processo de construção do conhecimento do aluno em cada etapa de sua escolaridade, dentre outros.
Desenvolver nos educadores a habilidade de mediar ou ajudar seus alunos a trilharem esse caminho é um projeto educacional da maior importância, discutido em numerosos eventos que abordam a formação dos profissionais da educação, com reflexos em diretrizes curriculares e na legislação brasileira mais atual. Os estudos de Pimenta (2000) apontam indicativos que permitem compreender a relevância da relação entre pesquisa e formação docente, realçando que a pesquisa deve realizar-se a partir da formação e prática dos docentes e esta, organizar-se a partir dos dados e informações advindas da pesquisa e referendadas como teoria.
A autora traz ainda a contribuição de que é indiscutível a colaboração da perspectiva da reflexão no exercício da docência para a valorização da profissão docente, dos saberes dos professores, do trabalho coletivo destes e das escolas, enquanto espaço de formação
1
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, docente dos cursos Normal Superior e
Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do