LOGISTICA REVERSA
Neste artigo, vemos como tambem é possivel se obter receita apartir de produtos que não foram vendidos, ou por algum motivo retornaram ao seu fabricante e fornecedor, ou eram simplesmente descartados.
Verificamos que existe uma grande preocupação com a imagem das empresas em mater seu produto sempre bem visto na sociedade. Antigamente quando se falava em logica reversa pensava-se somente em meio ambiente na imagem de não poluição, porém as empresas estão vendo que podem ganhar muito dinheiro fazendo essa logica reversa em bem proprio, como reaproveitando materias primas de fabricação, devolvendo ao mercado com algum tipo de promoção ou vendendo componetes que para eles não são mais utilizaveis.
A logística reversa possui os mesmos elementos da logística direta, e a preocupação é ainda maior, pois se um produto no merdado está parado e não for logo mapeado e recolido, a sua reaproveitação estará cada vez mais prejudicada, e assim podendo gerar custos desnecessarios em estoque ao longo prazo.
Para se tratar da logística reversa é preciso verificar o ciclo de vida do produto e estar em sintonia com a logística direta, afim de tentar analisar em quanto tempo ele terá que ser reaproveitado e assim ser recolido do mercado a tempo.
Irei citar 2 casos destintos de logística reversa, o primeiro seria o RECALL de veiculos que na grande parte da sociedade é vista como uma falha de projeto e que o produto não é bem conceituado, sim, realmente é uma falha de projeto porém analisando do outro lado vemos que a empresa está trabalhando constantemente em aprimorar o que já foi aprovado em questão, e que se preocupa com o cliente final, e quando é descoberto alguma falha, ela notifica seus usuarios para realizar o procedimento sem custo garantindo a ele que a marca está preocupada com o cliente e quer que ele seja sempre beneficiado pelo produto adquirido fortalecendo sua relação com o cliente, porém o produto recolido Já o outro exemplo