ADMINISTRACAO
TEORIA PSICANALISTA E SUA APLICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Grau de dificuldade: Básico
1. Quem foi Freud? (p. 151, 152).
R: Freud nasceu em 1856, na Áustria. Formou-se em medicina e foi o fundador da teoria psicanalítica entre outras extremamente importantes para o estudo da natureza humana.
2. Quais são os principais conceitos da teoria psicanalista? (p. 152).
R: Os principais conceitos da teoria psicanalítica são os de energia, libido, e deslocamento e pulsão; as subdivisões da personalidade (id, ego e superego); as qualidades metais (consciente; pré-consciente; e inconsciente); os instintos; as defesas do ego e a formação das características individuais.
3. Quais são as subdivisões da personalidade? Comente suas funções. (p. 153).
R: - Id: é a parte mais obscura, inacessível e desorganizada da personalidade e o mais primitivo e mais velho dos sistemas mentais. O id ignora a realidade objetiva, sua realidade é subjetiva e autística. Não possui valores, ética ou moral. - Ego: é a parte organizada da personalidade. A primeira função do ego é proteger a vida do individuo contra os perigos que surgem no mundo externo. No entanto, sua mais elevada realização é o controle do ambiente. É o ego que decide se um instinto poderá ser satisfeito ou não. - Superego: representa a moralidade, reflete padrões da sociedade em que a criança é educada e é a ultima subdivisão da personalidade a ser formada.
4. Cite as qualidades mentais e suas funções. (p. 156,157e 158).
R: O conteúdo da mente pode ter uma das três qualidades: consciente, pré-consciente ou inconsciente. - Consciente: é a qualidade momentânea que caracteriza as percepções externas e internas do meio do conjunto de fenômenos psíquicos; - Pré-consciente: é utilizado, sobretudo, como adjetivo, para qualificar o que escapa à consciência atual sem ser inconsciente no sentido estrito. - Inconsciente: tem uma organização própria, em que existem pensamentos caracterizados pela fantasia, e