Comportamento organizacional
Dentro do estudo de CO sitaremos como exemplo um Iceberg; a parte do iceberg que fica pro lado de fora da água chamará de Aspectos Visíveis que são as estratégias, objetivos, políticas e procedimentos, estrutura organizacional, autoridade formal, tecnologia. Já parte que fica pro lado de dentro vai chamar de Aspectos Invisíveis que são percepções, atitudes, normas grupais, interações formais, conflitos e política.
O CO enfoca comportamentos observáveis, porém também lida com ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas. O CO estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores. Estuda também analisa o comportamento dessas unidades sociais maiores-organizações- por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa.
Ao longo do tempo, considera-se que as teorias e as práticas que constituem o CO de hoje tiveram suas origens a partir da revolução industrial do século XVIII e XIX. As invenções que proliferaram nessa época, como o descaroçador de algodão e a máquina a vapor, criaram novas formas de trabalhos que tornaram obsoletos os métodos gerenciais empregados até aquela época. As grandes linhas de montagens que se criaram, exigindo um número maior de trabalhadores, impactaram drasticamente os poucos gerentes que havia nas empresas.
A situação fica ainda mais difícil quando o trabalho especializado agora necessário para atender á manutenção dos equipamentos e á coordenação das diversas atividades pressionou os gerentes que sobrecarregados não dispunham de tempo para