Comportamento organizacional
Para se administrar uma empresa, precisa-se muito mais do que as funções básicas como planejar, organizar e controlar. Não basta apenas unir pessoas para alcançar um objetivo.
Numa empresa um grupo de pessoas que fazem parte de uma unidade ou setor tem a finalidade especifica de alcançar determinadas metas de caráter individual. Cada grupo se responsabiliza pelo seu trabalho e exerce sua função de modo que chega num resultado final. Não é o mesmo que acontece em uma equipe que trabalham com propriedades especificas: ações interdependentes e coordenadas, cada membro deve ter um papel determinando tarefas em função de um todo e com o mesmo objetivo, pois quando algo é alcançado o resultado o beneficia á todos. Na equipe existe uma transparência muito grande, trabalham realmente em um time e cada um sabe o que o outro pensa e sente sobre os assuntos do trabalho de forma construtiva.
A diferença do grupo e de uma equipe é que todas as equipes são formadas de grupos, mas nem todos os grupos formam equipes, uma equipe reunida tende a trazer resultados gratificantes, pois procuram sempre evoluir, inovando idéias e assim crescem como pessoas e profissionais. O grupo apesar do objetivo final, não tem o mesmo resultado, pois não se interagem com os demais, não tem uma visão ampla e na maioria das vezes não tem companheirismo, não se preocupa em aprimorar seus conhecimentos e desenvolvimentos e focam apenas em alcançar suas metas. A vantagem de uma equipe está relacionada nas informações, nos apoio das situações de incerteza e tem uma ligação social afetiva e sua força coletiva é bem maior trazendo soluções melhores e inovando idéias, tem mais facilidade na interpretação dos fatos e situações são firme em suas decisões e aceita as diferenças individuais aproveitando a potencialidade do integrante.
O texto abordado “Trabalho em equipe: uma vantagem competitiva” fala exatamente da afinidade do grupo do comprometimento e dos seus