Comportamento organizacional
Sobre a Pedagogia Revolucionária de Paulo Freire, aponte seus principais conceitos e críticas e qual a contribuição dessa teoria para o Comportamento Organizacional?
Resposta: Para Paulo Freire, as questões e problemas principais da educação não são questões pedagógicas, ao contrário, são questões políticas. Para ele, a educação e o sistema de ensino não modifica a sociedade, mas a sociedade é que pode mudar o sistema instrucional. O sistema educacional pode ter um papel de destaque numa revolução cultural. Ele chama de revolução a consciente participação do povo. Logo, a pedagogia crítica, como uma constante, contribui para revelar a ideologia esquecida na consciência das pessoas.
TEMA 2: Página 70, questão 7
O aumento na expectativa de vida, o aumento nas tendências de consumo e na qualidade da informação e do conhecimento, o desenvolvimento das tecnologias de saúde, e a diminuição da natalidade, estão criando uma sociedade que vive mais e envelhece progressivamente. Diante desse quadro para um futuro recente, apresente e justifique duas soluções para a manutenção do desenvolvimento e da qualidade de vida na “melhor idade.”
Resposta: Um sistema auto-suficiente de aposentadoria, com uma gestão mais eficiente e lucrativa para manter um rendimento maior aos aposentados, assim criando um circula virtuoso na economia dos idosos. Em relação a saúde um plano de saúde que enfoque a preventiva de problemas mais comuns nas idades avançadas e que não gere despesa a comprometer um valor substancial em seus rendimentos.
oTEMA 3: Página 76, questão 9. As teorias da personalidade são estudadas em uma perspectiva pluralista, o que retrata a complexidade do campo do saber psicológico. Para que possamos entender esse contexto, defina personalidade.
Resposta: É um conjunto relativamente estáveis de características que influenciam o comportamento individual.
TEMA 4: Página 82, questão 9.
Herzberg desenvolveu a teoria dos dois