Comportamento organizacional
O Comportamento Organizacional é a preocupação que se tem em estudar o comportamento dos seres humanos dentro de uma organização, como este ambiente influencia nas atitudes e no desempenho de seus colaboradores e como isso afeta tanto os trabalhadores como a própria organização, em termos de eficiência, eficácia e efetividade. Esse tema é muito discutido por vários autores dentre eles, Derek Pugh, Sorge e Warner, tendo várias definições algumas abrangentes outras mais detalhadas, mas todas com o mesmo objetivo. O modo das pessoas se comportarem dentro de uma organização só foi considerado uma ciência a partir da década de 50 com o Programa de Ciência Comportamental, por isso é uma área considerada nova integrando várias disciplinas para sua melhor compreensão como a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política que dão suporte a assuntos como percepção, motivação, aprendizagem, comportamento de grupos, poder, liderança, conflito, stress, etc.
Existe dentro do comportamento humano, como já foi dito anteriormente, um assunto chamado percepção que é a maneira como nos interpretamos o mundo que nos cerca, cada individuo tem um modo único de ver as coisas que é adquirido das experiências que temos ao longo da vida, um bom exemplo seria o comentário de um subordinado diante de seus líderes, cada um deles teria uma maneira diferente de ver tal comentário, um poderia vê-lo como uma crítica construtiva e uma colaboração para a empresa, já o outro como uma crítica negativa podendo ter como resultado a demissão do funcionário.
Todas as pessoas, como disse Raths, têm experiências, nascem e aprendem, dessas experiências surgem certos guias de conduta. Esses guias tendem a dar determinada duração e significado à vida e podem ser chamados de valores. Os valores são alguns dos motivadores dos indivíduos de uma organização, ele só realiza suas atividades corretamente se elas estiverem de acordo com seus próprios valores.
Os