Comportamento organizacional
Jorge Pereira & Bruno Gomes
Conceito de Conflito
“ O progresso é impossível sem a mudança e por detrás de toda a mudança sempre há um Conflito, mais ou menos explícito, mais ou menos percebido como tal, mas irremediavelmente, Conflito.”
Serrano (2001, p.12)
Conceito de Conflito
“interacção de pessoas interdependentes que proporcionam a existência de objectivos, desejos e valores opostos, e que encaram a outra parte como potencialmente capaz de interferir na realização desses desideratos”
Putnam & Poole (1987, p.552)
Categorias de Conflito
Intrapessoal – Ocorre dentro do indivíduo. Pode radicar no conflito de ideias, pensamentos, emoções, valores. Interpessoal – O conflito ocorre entre indivíduos (amigos, colegas de trabalho).
Categorias de Conflito
Organizacionais – O conflito abrange a generalidade das partes da Organização. Podendo desenvolver-se entre grupos na mesma organização.
Modelos de Conflito
Modelo de De Dreu adaptado
(Construído a partir de Pondy(1967); Thomas (1992); De Dreu (1997); De Dreu et al (1999))
Modelos de Conflito
Modelo de Pondy
(Adaptado de Bilhim, João Abreu; Teoria Organizacional – Estruturas e Pessoas; ISCSP;1996)
Escalada do Conflito
Racionalidade e Controlo Rompimento da Relação Agressão e Destruição
Consequências de Conflito
Ganho/Perda - Uma das partes atinge os objectivos pretendidos, impedindo assim a outra parte dos atingir. Perda/Perda - As partes cedem uma à outra, sendo o resultado final incoerente com as posições iniciais. Ganho/Ganho – As partes envolvidas aceitam mutuamente que podem ganhar alguma coisa se conseguirem empenhar-se na resolução da situação.
Aspectos Negativos de Conflito
Suscita comportamentos irresponsáveis Cria suspeições e desconfianças. Gera desgaste emocional e sentimentos de dor. Pode romper relacionamentos. Cria ambiente de trabalho desagradáveis.
Aspectos Positivos de Conflito
Permite libertar tensões. Fortalece