Comportamento organizacional
Passo: 1 e passo 2
Definição de percepção:
A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico , envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.
Fatores que influenciam a percepção
[pic]
[pic]
Os olhos são os órgãos responsáveis pela visão , um dos sentidos que fazem parte da percepção do mundo.
Este processo faz com que nós percebamos alguns elementos em desfavor de outros. Deste modo, são vários os fatores que influenciam a atenção e que se encontram agrupados em duas categorias: a dos fatores externos (próprios do meio ambiente) e a dos fatores internos (próprios do nosso organismo).
Princípios da percepção
[pic]
[pic]
Princípio da figura e fundo. Percebemos um vaso ou duas faces se entreolhando, dependendo da escolha do que é figura (o tema da imagem) e o que é fundo.
Na percepção das formas, as teorias da percepção reconhecem quatro princípios básicos que a influenciam: • a tendência à estruturação ou princípio do fechamento - tendemos a organizar elementos que se encontram próximos uns dos outros ou que sejam semelhantes; • segregação figura-fundo - explica que percebemos mais facilmente as figuras bem definidas e salientes que se inscrevem em fundos indefinidos e mal contornados (por exemplo, um cálice branco pintado num fundo preto); • pregnância das formas ou boa forma - qualidade que determina a facilidade com que percebemos figuras bem formadas. Percebemos mais facilmente as formas simples, regulares, simétricas e equilibradas; • constância perceptiva - se traduz na estabilidade da percepção (os seres humanos possuem uma resistência acentuada à mudança). As Leis da Percepção
Tendência à estrutura,Semelhanças,Proximidade.
Tendência Figura –