Comportamento organizacional
O comportamento humano sempre foi um imenso leque de surpresas e de grandes indagações para quem busca compreendê-lo, mesmo que nunca venha a conhecer toda a sua potencialidade. Cada vez mais, os estudiosos e interessados pelo assunto procuram respostas. E isso também pode ser evidenciado no ambiente corporativo. Para trazer a temática à tona, o RH.com.br entrevistou o professor doutor Pedro Zany Caldeira.
Licenciado em Psicologia Educacional, mestre em Estatística e Gestão de Informação, Pedro Zany Caldeira obteve Doutorado em Gestão da Informação, especialização em Sistemas de Decisão e atualmente é docente na Universidade de Évora, em Portugal. Destaca-se ainda por ser um dos fundadores da Federação Européia de Associações de Estudantes de Psicologia, fundador da revista Psicologia Actual, autor de estudos, diversos artigos e livros em áreas como psicologia cognitiva, liderança, ergonomia, utilização de sistemas informáticos e comportamento organizacional.
Na entrevista, Caldeira cita os principais desafios que ocorrem nos trabalhos destinados à Gestão de Comportamentos e a importância do feedback nesse contexto. “O feedback é uma das ferramentas mais importantes nos processos de motivação dos trabalhadores. A performance dos trabalhadores é melhor quando ele existe”, afirma. Na entrevista, várias questões são abordadas e certamente servem de ponto de partida ou mesmo de aprimoramento para um assunto em constante evidência nas organizações. Confira a entrevista na íntegra e boa leitura!
RH.COM.BR - Qual o conceito mais adequado para a definição de comportamento organizacional?
Pedro Zany Caldeira - A Gestão de Comportamentos em contexto organizacional - Comportamento Organizacional -, engloba um conjunto alargado de práticas, processos e funções organizacionais que vão desde as etapas que antecedem à entrada de um indivíduo numa organização - ao nível da seleção e recrutamento -, até à sua saída,