Comportamento organizacional
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
O Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os funcionários possuem para uma empresa. Podemos destacar diversas características, como:
Importância das organizações no mundo moderno
As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.
“Consideram que o comportamento organizacional está envolvido com o estudo e o lado humano da gestão das organizações” [Cunha e Marques].
A organização é composta por indivíduos ou grupos que agem de forma coordenada para obter uma finalidade. Convirá, contudo ter presente que, sendo composta por vários stakeholders (acionistas, gestão, empregados, clientes, etc.) com objetivos próprios, a organização é um espaço social de tensão e de equilíbrios dinâmicos entre os interesses dos grupos que integra; e a meta ou objetivo organizacional é um reflexo deste equilíbrio e tem como finalidade superar divergências.
Características
*Elemento de importância crescente na formação do administrador
*Uma ciência aplicada.
*Engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas. *Representa a convergência gradual das diversas escolas de