Comportamento organizacional
1 - CONCEITO
O conceito de Contact Center surge como uma evolução natural do conceito de Call Center, sendo o reflexo das evoluções tecnológicas ao longo dos tempos, que se traduz na convergência de todas as infra-estruturas de comunicações sobre uma única plataforma comum.
As soluções de Contact Center permitem aumentar a produtividade dos Agentes e melhorar a qualidade do atendimento ao mesmo tempo que fornecem às organizações a capacidade de adquirirem uma visão mais precisa sobre os seus clientes. Esta visão reflete a várias dimensões, seja nos negócio, ou seja na gestão das interações com os seus clientes.
Estas funcionalidades permitem criar perfis de cliente, que vão possibilitar uma maior adequação da oferta às suas necessidades e em alguns casos antecipar essas mesmas necessidades.
Uma central de atendimento (ou call centre, ou ainda call center) é composta por estruturas físicas e de pessoal, que têm por objetivo centralizar o recebimento de ligações telefônicas, distribuindo-as automaticamente aos atendentes e possibilitando o atendimento aos usuários finais, realização de pesquisas de mercado por telefone, vendas, retenção e outros serviços por telefone, Web, Chat ou e-mail.
Nas centrais de atendimento que usam tecnologia mais avançada nas posições de atendimento (PA's), os operadores contam com terminais de vídeo ou computadores ligados em rede que permitem consultar e efetuar registros das chamadas e dos atendimentos realizados. Também são utilizados softwares que monitoram e/ou gravam as ligações telefônicas e controlam o fluxo das chamadas, fornecendo dados para o melhor gerenciamento dos recursos humanos e tecnológicos.
As maiores empresas/corporações utilizam as centrais de atendimento como forma de interagir e criar relacionamento com seus clientes. Os exemplos incluem companhias de serviço público, empresas de catálogos via correio, etc.
No Brasil, o setor passou por um processo de profissionalização acadêmica,