Comportamento organizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
I. Natureza e Escopo do Comportamento Organizacional
1. As Pessoas e as Organizações: • Reciprocidade entre indivíduos e Organização; • Conceito de Organização 2. O Significado do Comportamento Organizacional: • Conceito de Comportamento; • Conceito de Comportamento Organizacional; • Determinantes do Comportamento; • Características do CO; • Níveis de Análise do CO.
1. As Pessoas e as Organizações
Para ultrapassar as suas limitações individuais, as pessoas se agrupam para formar organizações, no sentido de alcançar objectivos comuns. Assim, tanto indivíduos como as organizações possuem objectivos a alcançar. A interação entre pessoas e organizações é complexa e dinâmica.
Relações de Reciprocidade: entre as pessoas e a organização existe uma forte relação de reciprocidade: a organização espera que as pessoas tragam contribuições e conceder-lhes incentivos e recompensas para incentivá-los a aumentar suas contribuições. Do lado inverso, as pessoas proporcionam contribuições e esperam incentivos e recompensas em troca.
Conceito Organização: Amaru Maximiano (p.38), observa que uma organização formal é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos colectivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objectivos que seriam inatingíveis por uma pessoa. As organizações são grupos de pessoas que combinam seus próprios esforços e outros tipos de recursos para alcançar objectivos comuns. Há algumas características importantes que distinguem uma organização de outros grupos sociais: propósito, divisão do trabalho, coordenação e hierarquia.
Os conceitos relativos à organização fazem alusão ao termo sistema. Sistema este formado por pessoas, recursos financeiros, recursos materiais actuando