Autores sobre educação
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
JANIELY LOPES DE ALMEIDA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
Resumos dos autores
Jan Amos Komensky ( Comênio)- ( 1592-1670): Autor de didática Magna, Comenius é o primeiro educador, no mundo ocidental, a interessar-se na relação ensino/aprendizagem, levando em conta haver diferença entre o ensinar e o aprender. É, pois, o iniciador da didática moderna, considerado o maior educador e pedagogicista do século XVII, seu pressuposto, era que somente através da educação poderia se alcançar a salvação e a felicidade, teve a preocupação em possibilitar a criança o acesso ao conhecimento cientifico, de forma dinâmica e prazerosa. A obra mais importante de Comênio, Didática Magna, marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza. Nas relações entre professor e aluno, seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança.
Organizou sua didática em quatro períodos: infância, puerícia, adolescência e juventude.
Elaborou o plano da instituição educativa materna, considerando aspectos importantes a serem aprendidos como metafísica, ciências físicas, óptica, astronomia, geografia, cronologia, historia, aritmética, geometria, estática, artes mecânicas, dialética gramática, retórica, poesia dentre tantos outros.
Jean Jacques Rousseau ( 1712-1778): centralizou a questão da infância na Educação, que passou a desconsiderar a criança como um ser incapaz, mas sim como alguém que vive em um mundo próprio e deve ser compreendida. Na obra
Rousseau combateu idéias que prevaleciam há muito tempo. Entre elas, a de que a teoria e a prática educacional, junto à criança, deviam focalizar os interesses do adulto e da vida adulta.