Imagem
Comportamento organizacional positivo e empreendedorismo: Uma influência mutuamente vantajosa1
Patrícia Jardim da Palma ISPA Miguel Pina e Cunha Faculdade de Economia Universidade de Lisboa Miguel Pereira Lopes ISPA
Resumo. O comportamento organizacional positivo (COP) e o empreendedorismo têm procurado distinguir-se enquanto campos de referência no estudo das organizações. Contudo, ambas as áreas podem ainda beneficiar de melhorias ao nível conceptual, metodológico ou interventivo. Com base no estado da arte das duas áreas, o presente artigo procura estabelecer sinergias entre o COP e o empreendedorismo, de modo a contribuir para um desenvolvimento mais sustentado de ambas as disciplinas. Por influência da literatura sobre empreendedorismo, o COP pode beneficiar da introdução de uma maior preocupação com o impacto societal, de uma abordagem integrada e de uma perspectiva temporal no estudo das capacidades psicológicas. A investigação sobre empreendedorismo pode ficar mais favorecida ao evidenciar o uso de critérios de êxito mais claros, a preocupação com o rigor metodológico e a utilidade de uma visão desenvolvimentista dos empreendedores, todas elas características patentes nos estudos do COP. Palavras-chave: comportamento organizacional positivo, empreendedorismo, sinergias.
1 Para a realização deste artigo a primeira autora beneficiou de um apoio concedido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, através de uma bolsa com a referência SFRH/BD/18115/2004. O segundo autor agradece o apoio concedido pelo Instituto Nova Fórum. A correspondência relativa a este artigo deverá ser enviada para: Patícia Jardim da Palma, ISPA, Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa. E-mail: ppalma@ispa.pt.
93
Palma, Cunha & Lopes
Abstract. Positive Organizational Behavior (POB) and entrepreneurship are both making na effort to be aknowledged as