Comportamento etico
Você se considera uma pessoa ética? Ser ético é mais difícil do que se imagina, entretanto, valores, princípios e virtudes são fundamentais para definir o limite entre a fraude e a ética. Veja o que você deve fazer para testar a sua personalidade ética.
Jerônimo Mendes, Administrador, Professor Universitário e Palestrante Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Profissional, apaixonado por Empreendedorismo.
A ética é uma questão importante na vida pessoal e profissional das pessoas. Diz respeito ao código de princípios e valores morais que norteiam o comportamento de uma pessoa ou mesmo de um grupo. Portanto, a ética define padrões sobre o que julgamos ser certo ou errado, bom ou mau, justo ou injusto, legal ou ilegal na conduta humana e na tomada de decisões em todas as etapas e relacionamentos da nossa vida. Você se considera uma pessoa ética?
De acordo com Aristóteles, filósofo grego do século IV antes de Cristo, “algumas coisas são agradáveis por natureza, e entre essas, algumas o são em sentido absoluto e outras em relação a determinadas classes de animais ou de homens; por outro lado, entre as coisas que não são agradáveis por natureza, algumas se tornam agradáveis por efeito de distúrbios no organismo, outras por causa de hábitos e outras ainda por causa de uma natureza congenitamente má.”
Considerando o pensamento de Aristóteles, não é difícil imaginar o que leva uma pessoa a desviar sua conduta e manifestar um comportamento condenável ante o padrão estabelecido pela sociedade em geral. Naturalmente, ser ou não ser ético depende muito dos valores envolvidos em cada situação, da sua formação educacional e religiosa, da sua experiência de vida e também do ambiente onde as pessoas estão inseridas. O fato é que não se pode desprezar o conceito, pois onde quer que você vá, as pessoas estão promovendo julgamentos de toda ordem sobre aquilo que você pensa, diz, realiza e escreve.
Uma das principais razões pelas quais os seres