COMPORTAMENTO ÉTICO NA NEGOCIAÇÃO

1146 palavras 5 páginas
Não há como negar que a negociação está presente em quase todas as situações, pois faz parte da interação humana, sendo nos relacionamentos sociais, em clubes, com prestadores de serviços, família, nos condomínios, etc. Nestes ambientes, são encontrados os mais diversos tipos de situações que requerem, em todos os momentos, que as pessoas realizem algum tipo de negociação. Muitas vezes, o que está em jogo é a realização de um trabalho, ganhos materiais, sentimento de capacidade, de utilidade, de vitória ou até mesmo de fracasso. Nas empresas, não é diferente. Negociamos o tempo todo. São vários os processos, os objetivos, os recursos e as condições gerais de trabalho. Internamente, todos negociam com clientes, fornecedores, agentes financeiros, comunidade, estas inter-relações entre as negociações podem ter vários objetivos, sendo a realização deles, como prêmio e o reconhecimento do sucesso alcançado. Lembrando que para alcançarmos este sucesso é necessário que a negociação seja pautada na ética.

A ética é o estudo geral do que é bom ou mau. Um dos objetivos da ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito.
Podemos dizer que a ética analisa as regras e os princípios morais que são destinados a orientar a ação humana. Esta tem em si uma estrutura capaz de analisar diferentes opções para se ter referência sobre o que é ou não correto de acordo com cada momento ou situação. Na negociação, buscamos vantagens justas, por uma questão de profissionalismo. Devemos ouvir com absoluta atenção e interesse as ponderações do interlocutor. Procurando sanar algum mal entendido ou desencontro de informação. Estudando alternativas criativas, capazes de permitir atender as necessidades de ambas as partes.

Atualmente, muito se tem falado sobre ética. Mas pouco se tem feito para tornarem mais éticas as negociações conduzidas em nome de empresas que juram tê-la como um de seus principais

Relacionados

  • C
    24474 palavras | 98 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Coleção_Sinopses_v
    174786 palavras | 700 páginas