Behaviorismo
São Paulo
2011
O Behaviorismo.
O Behaviorismo e a Psicanálise na aplicação do O.M.T.O[1] definindo como o foco e objetivo desses conceitos. O Behaviorismo é o conceito da psicologia que diz respeito ao comportamento, seu Objeto: comportamento, Método: experimental, Técnica: dessensibilização progressiva, Objetivo: prever, mudar ou alterar o comportamento[2], diferente da Psicanálise que se dedica a compreensão do nascimento do individuo a morte do mesmo, tendo seu O.M.T.O distinto do Behaviorismo, no qual pode ser definido como Objeto o Material do inconsciente, Método o procedimento, associação livre do paciente e Atenção flutuante do terapeuta, Técnica a instrumento usado pelo psicanalista e interpretação (interpreta – a – ação), Objetivo é tornar consciente o que se encontra no inconsciente.
O termo behaviorismo usado pela psicologia vem da palavra behavior, que em inglês significa “comportamento” pala chave para tal conceito, e por essa razão os psicólogos seguidores dessa abordagem têm sido chamados de behavioristas. O behaviorismo também pode ser conhecido como comportamentalismo ou psicologia comportamental. A linha conceitual denominada behaviorista é constituída por estudiosos que procuram analisar o fenômeno comportamental, para compreender e condições que tornam possível a modificação dos comportamentos, para peve-lo e até modificá-lo.
Foi Ivan P. Pavlov (1849 – 1936) o primeiro a propor uma psicologia com base no comportamento, no qual ele denominou condicionamento clássico que diz respeito ao reflexo condicionado, fazendo experimentos com animais para fundamentar seu conceito como a Neurose experimental em cães: excitação x inibição. Mas foi John B.Watson (1878 – 1958) foi o criador da teoria Behaviorista, tendo como pressuposto filosófico de homem, como corpo e sistema nervoso central. Watson acreditava na grande importância do ambiente sobre o comportamento humano,