Comportamento organizacional e ético
O Comportamento Organizacional estuda o comportamento dos indivíduos dentro das organizações, transmitindo conhecimento para promover a melhoria e a eficácia organizacional, coletando dados sob condições controladas e interpretadas de maneira rigorosa. É uma ciência aplicada que se apoia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais que são elas: Psicologia, Psicologia-Social, Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas.
O comportamento ético está diretamente ligado ao comportamento dentro das organizações, que cresceu a partir da década de 80, com a redução das hierarquias das empresas e a conseqüente autonomia dada às pessoas. Atuar eticamente vai muito além de não roubar ou fraudar os negócios da empresa. A ética nos negócios inclui desde o respeito com os clientes e como devem ser tratados ao estilo ou gestão do líder de equipe, se a empresa trabalha de forma ética ela se torna importante em qualquer processo de mudança e perspectiva das pessoas.
Toda organização para dar andamento ao seu funcionamento, necessita de um líder. Para que isso ocorra, os administradores devem possuir papéis de relacionamento que facilitem a comunicação dentro da empresa. São eles: interpessoal (relacionar-se bem com os demais); papéis de informação (saber transmitir informações) e papéis de decisão (tomar decisões na empresa de forma a favorecer a mesma e aos que trabalham nela. Além dos papéis de relacionamento, os administradores realizam cinco funções gerenciais: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Através do Comportamento Organizacional são determinadas as normas de comportamento que as pessoas devem ter dentro da empresa. Essas normas geralmente estão reunidas em códigos de ética voltados para a organização, no qual todos os funcionários têm ciência destas normas e devem se adequar a elas.
O clima organizacional é que motiva e influencia o comportamento das