Comportamento Do Consumidor Pobres
Como a classe social afeta as decisões de compra
Diferentes produtos e lojas são percebidos pelos consumidores como apropriados para certas classes sociais. Os consumidores da classe trabalhadora tendem a avaliar os produtos em termos mais utilitários, tais como resistência ou conforto, em vez de estilo ou moda. São menos inclinados a experimentar novos produtos e estilos, tais como móveis modernos ou aparelhos coloridos. Por outro lado, as pessoas mais afluentes que vivem no subúrbio tendem a se preocupar com a aparência e a imagem física, de modo que se tornam consumidores mais ávidos por bebidas e alimentos dietéticos, se comparados com as pessoas mais simples de cidades pequenas. (SOLOMON, 2002).
Diferenças de Classe na Visão de Mundo
Uma importante diferença de classe social envolve a visão de mundo dos consumidores. O mundo da classe trabalhadora (isto é, a classe média baixa) é mais íntimo e restrito. Por exemplo, os homens da classe trabalhadora exibem menor probabilidade de fazer longas viagens de férias para lugares diferentes. As necessidades imediatas, como um novo refrigerador ou TV, tendem a ditar o comportamento de compra desses consumidores, eles dependem muito dos parentes para apoio emocional e tendem a se orientar em termos de comunidade em vez de um mundo mais abrangente. São mais inclinados a serem conservadores e orientados para a família. A manutenção da aparência da casa ou da propriedade é prioritária, não importando o tamanho da residência. (SOLOMON, 2002).
Embora desejem ter mais em termos de bens materiais, as pessoas da classe trabalhadora não necessariamente invejam as que têm melhor classificação na posição social. (SOLOMON, 2002).
Dirigindo-se aos Pobres
Cerca de 14% dos americanos vivem abaixo da linha da pobreza, e tal segmento tem sido amplamente ignorado pela maioria dos profissionais de marketing. Contudo, embora as pessoas pobres obviamente tenham menos para gastar do que as ricas, elas têm as