Consumidor internacional
Etiqueta
Questões de Etiqueta podem causar desconforto e mal-entendidos, as saudações, cumprimentos, agradecimentos e outros gestos diferenciam-se de país para país, de cultura para cultura. Por exemplo:
Abraço e Beijo
← Prevalece mais na América Latina do que nos EUA e prevalece menos na Ásia do que nos EUA.
Troca de Cartões:
← Os norte-americanos podem não compreender a troca de cartões de negócios, mas os japoneses têm um ritual para troca de cartões pessoais.
Hábitos de Alimentação
← Noodles Chineses de Tomar: alguns Europeus não comerão nenhuma comida com seus dedos, com as mãos, como lanches, sanduíches ou batatas fritas, para eles isso é muito grosseiro.
Comportamento não-verbal:
São ações, movimentos ou expressões que as pessoas usam para comunicar algo através de gestos e demais ações que ultrapassam a fronteira da língua. Isso se dá através de expressões corporais, com as mãos, braços, cabeça e pernas, bem como a orientação do corpo e o espaço que é mantido entre as pessoas. Culturas diferentes possuem normas distintas em relação ao comportamento não-verbal. Por exemplo:
← Os norte-americanos possuem quatro zonas em torno de si – zona intima, pessoal, social e pública. Os negócios tendem a ser conduzidos na zona social, que vai de 1 a 2 metros. Porém nas culturas do Oriente Médio e da América Latina, as pessoas tendem a interagir a uma distância muito menor. Conseqüentemente um dos grupos se sentirá desconfortável com a postura do outro. Por esse motivo o estrangeiro vê o norte-americano como arisco, enquanto o norte-americano vê o estrangeiro como insistente.
Outro aspecto do comportamento não-verbal é a influência do contexto – de que modo se demonstra que algo é tão importante como se diz que é. A maior parte da informação de uma mensagem esta contida sob forma de um código explícito – isto é a língua. Por exemplo:
← O Japão é um país onde o contexto exerce