Trabalho de Macroeconomia e Microeconomia
Curso em Gestão em Recursos Humanos
Atividade Avaliativa 2 de economia
ÁNALISE DOS CONCEITOS DE MICROECONOMIA E MACROECONOMIA, ABORDANDO SEUS CONCEITOS, SUA ORIGENS, SEUS PRINCIPAIS TEÓRICOS E OS DESDOBRAMENTOS PRINCIPAIS.
Sendo a Economia uma Ciência Social que estuda o comportamento do homem no processo de produção, na circulação e distribuição de bens, diante da escassez destes, ou seja, preocupa-se com a forma na qual se produz o excedente econômico e como essa produção pode satisfazer as necessidades humanas.
Diante disso, o estudo Econômico foi dividido em duas grandes partes: a Microeconomia e a Macroeconomia.
1. Microeconomia ou Teoria de Formação dos Preços: ramo da Economia voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo, ou seja, consumidores, das empresas e seus mercados, bem como dos motivos que levam ao aumento ou à diminuição do consumo e das razões que levam as empresas a produzirem certa quantidade de um produto e de que forma os preços são estabelecidos.
2. Macroeconomia: estuda o funcionamento da Economia em seu conjunto, isto é, estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais, das formas evolutivas de Economia, no que tange à produção, à geração de renda, ao uso dos recursos, ao comportamento do comércio exterior e dos preços. Enfoca o comportamento da Economia como um todo, considerando as variáveis globais, como consumo agregado, renda nacional e investimentos globais. Preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços e dos fatores de produção em mercados específicos.
Seu estudo está pautado no crescimento pleno da economia e do emprego, bem como na estabilidade dos preços e no controle inflacionário.
Origem da Teoria Econômica
Existe um consenso de que a teoria econômica, de forma sistematizada, iniciou-se quando foi publicada a obra de Adam Smith A riqueza das nações, em 1776. Na Grécia Antiga, as primeiras referências conhecidas à Economia, aparecem no