Artigo - Viabilidade financeira de um negócio
Trabalho de conclusão de curso
CASO EASYRIDER - Bicicleta elétrica no Brasil
Resumo
O caso tem o objetivo de colocar o aluno na posição de empreendedor que se vê diante de uma possibilidade de um projeto de abertura de um novo negócio. Trata-se da comercialização de bicicletas elétricas no Brasil. Algo novo, inusitado, mas com grande potencial de crescimento. A ênfase didática é focada na construção do plano de negócios e no fluxo de caixa projetado para daqui a 5 anos. Pode ser usado em cursos de extensão e pós-graduação, aulas de empreendedorismo e finanças.
Caso EasyRider
22 de setembro de 2007– dia Internacional sem carro. Isto é o que dizia o email que Tiago acabara de ler. A idéia era incentivar as pessoas a deixarem o carro na garagem por pelo menos um dia no ano e utilizarem o transporte público ou mesmo meios alternativos para irem ao trabalho. Como Tiago morava na Serra e trabalhava na Savassi decidiu que utilizaria a bicicleta para trabalhar. Como a maior parte do percurso era descida, ele não precisaria fazer muito esforço e não chegaria suado no trabalho, evitando assim um provável banho e troca de roupa.
A experiência foi tão agradável que ele passou a repetir a dose diariamente. Além de não gastar com estacionamento e gasolina não se estressava no trânsito. A bicicleta servia como meio de transporte e ainda por cima como exercício físico e atividade lúdica.
Com o passar do tempo, para todos os lugares relativamente próximos ele sempre utilizava a bicicleta, mas sempre havia o inconveniente do suor quando o trajeto era mais longo ou de difícil acesso, até o dia em que ele se deparou com um kit elétrico. O produto mantinha as características originais da bicicleta, mas o condutor tinha a possibilidade de acelerar quando lhe fosse conveniente. De acordo com a potência do motor a bicicleta poderia atingir uma velocidade de 40 km/h e ter uma autonomia de até 30 km, o que seria perfeito para trajetos