Estruturas Met Licas
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – NOTURNO – 7°/436
DISCIPLINA – Estrutura metálica
PROFESSORA: Isabela
Pesquisa
Nomes: Izabel Virgínia Silva – RA:4201677326
Lindayane Marques Magalhães RA: 3715646295
Renata Caíres – RA:4251843473
BELO HORIZONTE
15-04-2015
ESTRUTURAS METÁLICAS
ENGENHARIA CIVIL- 7°
Elaborar uma dissertação de no mínimo uma e no máximo duas páginas para cada item abaixo, explicitando o que é, qual a sua influência na estrutura metálica, e como evitar ou garantir tal propriedade.
FADIGA É definida como a tensão para o qual o aço rompe depois de repetidas aplicações de cargas, esta relacionada com o numero de ciclos de cargas e com a amplitude da variação das cargas. A resistência á ruptura dos materiais é em geral medida em ensaios estáticos. Quando as peças metálicas trabalham sob efeito de esforços repetidos em grande numero, pode haver ruptura em tensão inferiores as obtidas em ensaios estáticos. Esses efeitos denomina-se fadiga material. A resistência á fadiga é em geral determinando no dimensionamento de peças sob tração de efeitos dinâmicos importantes, tais como peças de maquinas, de pontes etc. As normas americanas e brasileiras verificam a resistência a fadiga pela variação de tensão elástica provocadas pelas cargas variáveis.
CORROSÃO É um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais. Sendo o produto da corrosão um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, estética, etc. A corrosão é um tipo de deterioração que pode ser facilmente encontrada em obras metálicas. O aço oxida quando em contato com gases nocivos ou umidade, necessitando por isso de cuidados para prolongar sua durabilidade. Em certos casos quando a corrosão está em níveis elevados, torna-se impraticável