ESTRUTURA MET LICA
Disciplina: Sistemas Construtivos II / Matutino / 3º Período
Professor: Jeanisson Mariano
Amara Carolina -
Dauanne Amancio -
Miréya A. Lopes – 21616
Rosana Marques – 23587
Turma: 140351
ESTRUTURA METÁLICA
Águas Claras-DF
Setembro/2015
INTRODUÇÃO
Ao longo da História do Homem e da civilização, a busca por melhores condições de vida e conforto registrou-se grandes descobertas em todos os campos. Embora não seja um recurso tão novo, o uso do aço nas construções, demorou para chegar no Brasil e até hoje encontra algumas resistências culturais no que concerne à construção com estruturas metálicas.
Esse trabalho faz um panorama de alguns tópicos a serem conhecidos preliminarmente sobre esse tipo de estruturas em construções. Abordaremos os tipos de perfis, os elementos metálicos, elementos de ligações e tipos de proteções para as estruturas metálicas.
1. ESTRUTURA METÁLICA
A Estrutura metálica descreve o tipo de elementos estruturais e portantes que constituem o esqueleto de um edifício ou outra construção. É o conjunto de todos os elementos em aço galvanizado, perfis de baixa espessura e enformados a frio.
A construção de edifícios com estrutura metálica é coisa antiga no exterior, principalmente nos EUA. Aqui no Brasil esta tecnologia começou a chegar para valer há apenas alguns anos. Talvez por isto, alguns Arquitetos e Engenheiros acostumados com estruturas de concreto armado têm dificuldade para se adaptar à estrutura metálica.
1.1 TIPOS DE PERFIS
Existem diversos tipos de perfis padronizados disponíveis no mercado atualmente para utilização na construção. Sua especificação depende de que parte da estrutura será empregada: vigas, lajes, pilares ou contraventamentos.
Os formatos de perfis mais comumente empregados são “H”, “I”, “U” e “L”; além das chapas e perfis tubulares. Na sua fabricação, podem ser feitos a partir de barras ou chapas, resultando em perfis laminados, soldados ou