Trabalho de Estruturas Met licas
FÁBIO DE CASTRO MAIA
RA: 2011139028
ESTRUTURAS METÁLICAS – QUESTIONÁRIO 1
Guarulhos
2015
FÁBIO DE CASTRO MAIA: 2011139028
ESTRUTURAS METÁLICAS – QUESTIONÁRIO 1
Trabalho de Estruturas Metálicas
Professor Luis Henrique Moraes de Souza
Guarulhos
2015
Trabalho de Estruturas Metálicas
Pilar de Déli
Pilar de Déli é uma coluna de ferro de sete metros de altura que faz parte do Complexo de Qutb, localizado em Emna cidade de Déli, na Índia.
Com mais de 1500 anos de idade e com inscrições indicando que louvava o rei Chandragupta II (373-413), acredita-se que havia originalmente em seu topo uma imagem do deus hindu Garuda (deus-pássaro). O pilar revela o notável estado de desenvolvimento da metalurgia indiana da época dos Guptas (300-500), porém como diversos estudos demonstraram, não há nada de sobrenatural nele — ele não é de "ferro 100% puro" nem é uma "liga de ferro desconhecida da Antiguidade".
Ele é famoso por sua composição resistente à ferrugem dos metais utilizados na sua construção. O pilar tem atraído à atenção de arqueólogos e metalúrgicos e tem sido classificado como "um testemunho da habilidade dos antigos ferreiros indianos" por causa de sua alta resistência à corrosão. Os resultados de testes de resistência à corrosão de uma camada uniforme cristalina de fosfato de ferro e hidrogênio formaram fósforo com elevado teor de ferro, o que serve para proteger o pilar dos efeitos do clima local de Déli. Acredita-se que o nome da cidade de Déli foi inspirado em uma lenda associada ao pilar.
A altura do pilar, desde o topo até a parte inferior da sua base, é de 7,21 metros. Sua base em forma de bulbo tem 0,71 metros de altura. A base se assenta sobre uma grelha de barras de ferro soldadas com chumbo na camada superior do pavimento de pedra lavrada. O diâmetro inferior do pilar é de 16,4 cm e o seu diâmetro superior é de 12,05 cm. Estima-se que o pilar pese mais de seis toneladas.
O pilar foi fabricado