Comportamento de compra do consumidor
Hoje, temos consciência que de uma forma ou de outra o consumidor é fortemente influenciado nas suas decisões de compra. Podemos dizer que todo consumidor é um indivíduo que está em busca de um produto ou serviço para satisfazer suas necessidades. Mesmo com as mudanças na economia, os mesmos continuam sendo o foco do mercado, e para que as empresas sobrevivam, elas deverão estar constantemente atentas aos seus consumidores, aos processos de compra e as forças sociais que determinam a sua decisão.
O processo de compra do consumidor conclui-se na satisfação das suas necessidades, levadas pelo lado emocional ou racional, derivadas de sensações do próprio corpo e mente, como fome, sede, cansaço ou apelo emocional. Ou até mesmo oriundas de estímulos externos, como propagandas para a compra de determinado produto ou serviço, até por convites de casamento, aniversário, inauguração de algum estabelecimento, etc.
Na hora da compra, diversas questões são levadas em consideração pelo consumidor, dentre elas a busca pelo produto que irá satisfazer mais a sua necessidade. Em suma, o consumidor recebe a maioria das informações do mesmo através da propaganda, de fontes comerciais. Porém, as informações que mais levará em conta, são aquelas oriundas de fatores pessoais, as mais confiáveis.
Depois da motivação, identificação das necessidades e da busca pelas informações, o consumidor avalia as alternativas para ter certeza se a compra foi certa ou errada. Após a compra, os consumidores avaliam se ficaram satisfeitos ou não na aquisição, e é através dessa avaliação positiva ou negativa que o consumidor torna-se o propagador do produto ou serviço para amigos e familiares. Portanto, após a compra, torna-se o elemento fundamental para uma nova compra ou não, ainda mais, quando o benefício da compra é maior que o fator custo, a satisfação será maior. Caso a avaliação do produto seja negativa por não satisfazer as necessidades ou pelo alto