Competências
De modo a constituir uma Core Competence, uma competência organizacional deve satisfazer três critérios de validação.
1. Deve contribuir decisivamente para que os clientes da empresa recebam algum valor agregado ao produto ou serviço, seja em termos de preço, qualidade, disponibilidade ou ainda seletividade.
2. Não deve ter sido ainda desenvolvida total ou parcialmente pelos concorrentes, o que permite a empresa manter um nível de diferenciação relevante.
3. Finalmente, não pode ser imitada muito rapidamente, o que prorrogaria a vantagem da empresa por um tempo maior.
Em suma, a Core Competence de uma organização é um fator específico que um negócio vê como central para a maneira como ele, e/ou seus empregados, funcionam. O conceito pode se materializar em uma empresa de um variado número de formas; incluindo know-how técnico, um processo confiável ou até mesmo uma relação próxima com clientes e consumidores. Pode também incluir desde desenvolvimento de novos produtos até o desenvolvimento da cultura organizacional.
A partir de sua difusão, o conceito de Core Competence passa a constituir principal referência da noção de competência no âmbito organizacional. Estas competências devem estar presentes em todas as áreas, grupos e pessoas da organização, embora em níveis diferenciados.
COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL: A competência organizacional é coligada aos elementos da estratégia competitiva da organização; ou seja: visão, missão e estratégia. Muito menos conhecida e difundida do que a dimensão individual de competência, a competência organizacional passou a ser mais explorada a partir da propagação do