Quimica . ligaçoes intermoleculares
Forças de Van der Waals São forças intermoleculares. Constituídas por três componentes, cada uma correspondendo a um diferente tipo de interação: Interações de Keeson, Interações de Debye e Interações de London.
As forças de van der Waals se diferenciam das ligações de hidrogênio e das interações dipolo-dipolo por serem mais fracas em comparação a estas.
Em 1873, van der Waals elaborou uma equação relacionando a pressão e a temperatura de um gás com o seu volume. Para ele, a pressão deveria ser um pouco maior do que previam as equações até então adotadas, devido às forças de atração entre as moléculas do gás. A equação de van der Waals mostrou-se mais precisa do que as equações anteriores; por isso os cientistas aceitaram o novo modelo. As forças de van der Waals são muito fracas e atuam apenas quando as moléculas estão muito próximas umas das outras.
Ligaçao dipolo-dipolo
É basicamente a força de atração que ocorre entre duas moléculas polares, ligando-as pelos seus respectivos pólos, ou seja o polo positivo de uma molécula se liga ao polo negativo da outra molécula.
Ligação Dipolo- Dipolo Induzido
A força dipolo induzido-dipolo induzido ou dipolo instantâneo-dipolo induzido é uma força de atração que aparece nas substâncias formadas por moléculas apolares, no estado sólido ou líquido. A nuvem eletrônica nas moléculas apolares é uniforme, não aparecendo cargas.
Essa nuvem pode sofrer deformação por ação externa, como aumento de pressão e diminuição de temperatura, provocando, então, uma distribuição desigual de cargas, o que faz com que surja um dipolo.
O dipolo instantâneo induz a polarização da molécula vizinha, resultando uma atração fraca entre elas. A gasolina é portanto polar, apresentando pontes de hidrogênio .
Interaçoes de london ou dipolo instantaneo-dipolo induzido
As forças de Van der Walls ou de dipolo induzido são forças fracas que ocorrem entre moléculas apolares ou entre átomos de gases nobres.É a indução de