GEOMETRIA MOLECULAR E LIGAÇÕES QUÍMICAS INTERMOLECULARES
1.1 O que é geometria molecular?
Quando átomos de não metais se unem, eles o fazem por meio de uma ou mais ligações covalentes. Como consequência dessa união, surgem as moléculas com dois ou mais átomos.
A geometria molecular descreve como os núcleos dos átomos que constituem a molécula estão posicionados uns em relação aos outros. Nos modelos a seguir cada bolinha representa uma átomo e cada vareta representa uma ou mais ligações covalentes. Linear Linear Trigonal plana
Tetraédrica Angular Piramidal
Por meio de técnicas avançadas, os químicos determinam a geometria de várias moléculas. Como podemos prever a geometria de uma molécula?
Existe um método relativamente moderno, trata-se do modelo VSEPR.
1.2 Modelo da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência (VSEPR).
Para determinar a geometria de uma molécula, o modelo da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência propõe uma sequência de passos que leva em conta as ideias que acabamos de expor.
1- Escreva a fórmula eletrônica da substância e conte quantos ‘’ pares de elétrons ‘’ existem ao redor do átomo central. Entenda por ‘’ par de elétrons ’’.
. ligação covalente, seja ela simples, dupla ou tripla.
. par de elétrons não usado em ligação.
2- Escolha a disposição geométrica que distribua esses ‘’ pares de elétrons ‘’, assegurando a máxima distância entre eles.
3- Determine a geometria molecular, considerando apenas os átomos unidos ao átomo central.
Ao usar o modelo VSEPR, as ligações simples, duplas ou triplas são indistintamente tratadas como um conjunto de elétrons que se afasta ao máximo de outras ligações e também de pares de elétrons não usados em ligação.
Analise com atenção os exemplos mostrados a seguir. No caso de uma molécula biotômica, isto é, formada por dois átomos, a geometria e necessariamente linear, pois há outro arranjo possível.
2. Polaridade de ligações