Ligações intermoleculares
Crismara Staggmeier
Doulgas Lamp
Jair Liesenfeld
Leilane Kunz
Moisés Wunder
Patrícia Maletzke
3ª série do Ensino Médio
LIGAÇÕES INTERMOLECULARES NA QUÍMICA ORGÂNICA
Concórdia, setembro de 2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem explicar o conteúdo de ligações intermoleculares na química orgânica, explorando variados temas entre repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência; geometria dos átomos de carbono; estereoquímica do carbono saturado; polaridade de ligações; polaridade de moléculas; polaridade e solubilidade; tamanho da cadeia e solubilidade; ligações intermoleculares e forças intermoleculares e ponto de ebulição.
LIGAÇÕES INTERMOLECULARES NA QUÍMICA ORGÂNICA
1. MODELO DA REPULSÃO DOS PARES ELETRÔNICOS DA CAMADA DE VALÊNCIA (VSEPR)
Geometria molecular é uma expressão utilizada para designar a maneira como os núcleos dos átomos que constituem a molécula se acham posicionados uns em relação aos outros.
Para prever a geometria de uma molécula há um método elaborado por químicos ingleses, que se baseia no modelo da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência. Imagine que enchêssemos dois balões de gás, os amarrássemos pela boca e os soltássemos sobre o chão. Em que disposição geométrica eles iriam cair? E se repetíssemos esse procedimento usando três e quatro balões?
Do mesmo modo que os balões procuram afastarem-se ao máximo uns dos outros, os pares de elétrons existentes ao redor do átomo central de uma molécula também tenderão a se afastar ao máximo, pois, possuindo todas as cargas do mesmo sinal eles se repelem mutuamente.
Se houver dois pares de elétrons ao redor do átomo central, eles tenderão a ficar de lados opostos, isso graças á repulsão.
Para determinar a geometria de uma molécula, o modelo da repulsão dos pares eletrônicos da camada da valência propõe uma sequência de passos que levam em conta as