Polaridade das ligações
Polaridade das ligações e chamado e chamado pela capacidade destas de possuir em atrair cargas elétricas, sendo o local onde ocorre este acúmulo denominado de polos, sendo os polos negativos e polos positivos. O metano que é considerado apolar (antônimo de polar) porque o carbono compartilha os elétrons quase uniformemente com os hidrogênios, uma vez que a diferença de eletronegatividade é pouca.
Existem dois tipos de Polaridade das ligações as Iônicas e os Covalentes. Vejamos
Ligação Iônica: É quando a transferência de elétrons é definitiva e por isso os compostos iônicos, são carregados de cargas positiva e negativa sendo assim apresentando polos. Sendo toda ligação Iônica uma ligação polar. Alguns dos exemplos a ser citados é uma ligação Iônica: cloreto de sódio NaCl e sua aplicação no cotidiano pode ser como na fabricação de soda caustica, sal marinho e sal gema, e sulfeto de cálcio CaS temos como aplicações na produção de gesso porcelana.
Ligação Covalente: É quando os polos estão associados à eletronegatividade. Se a ligação covalente for entre átomos de mesma eletronegatividade, esta ligação e denominada ligação apolar, por que não ocorre formação de polos. Exemplo: O composto covalente C3H8 (Propano) é apolar, por que ocorre entre elementos iguais, portanto possuem mesma escala de eletronegatividade. Mas se a ligação covalente for entre átomos com eletronegatividade diferentes ela será denominada de polar, por que esta diferença induz no acumulo de carga negativa ao redor do elemento mais eletronegativo, gerando assim polos nesta molécula. Uma de suas aplicações pode ser como por exemplo para limpar um prato engordurado e preciso detergente pois a agua e polar e a gorduras e apolar e semelhante dissolve semelhante, e como nesse casso eles não as semelhantes então não consegue dissolver, portanto adiciona-se detergente que possui uma estrutura polar e apolar, dissolvendo assim a agua , a gordura e o próprio detergente.