Polaridade das ligações
RESUMO: Em uma proveta, adicionamos 100 ml de água com 50 ml de vinagre, misturamos bem e colocamos duas naftalinas. Logo após adicionamos o bicarbonato de sódio, e as naftalinas começaram a boiar.
INTRODUÇÃO: Definição de Lewis: A definição de Lewis das reações ácido-base, proposta por Gilbert N. Lewis em 1923 é, em suma, uma generalização que compreende a definição de Brönsted-Lowry e as definições de sistema solvente. Em lugar de definir as reações ácido-base em termos de prótons ou de outras substâncias relacionadas, a proposta de Lewis define uma base (conhecida como base de Lewis) ao composto que pode doar um par eletrônico, e um ácido (um ácido de Lewis) como um composto que pode receber este par eletrônico.
Por exemplo, se consideramos a clássica reação aquosa ácido-base: HCl (aq) + NaOH (aq) → H2O (l) + NaCl (aq) A definição de Lewis não considera esta reação como a formação de um sal e água ou a transferência de H+ do HCl ao OH−. Em seu lugar, considera como ácido ao próprio íon H+, e como base ao íon OH−, que tem um par eletrônico não compartilhado. Em consequência, aqui a reação ácido-base, de acordo com a definição de Lewis, é a doação do par eletrônico do íon OH− ao íon H+. Isto forma uma ligação covalente entre H+ e OH−, que produz água (H2O). Ao tratar as reações ácido-base em termos de pares de elétrons em vez de substâncias específicas, a definição de Lewis pode ser aplicada a reações que não se situam dentro de nenhuma das outras definições de reações ácido-base. Por exemplo, um cátion prata se comporta como um ácido com respeito a amônia, que se comporta como uma base, na seguinte reação: Ag+ + 2 :NH3 → [H3N:Ag:NH3]+ O resultado desta reação é a formação de um aduto de amônia-prata
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:
Proveta 250 ml Balança Baqueta Água Bicarbonato de sódio Vinagre Naftalina Cadinho
PROCEDIMENTO