interaçoes intramoleculares
Trabalho de Química
Alunos: Ademar Júnior de Oliveira Silva Matheus de Souza Nascimento
Turma: 3° MEC A
Data de entrega: 29.07.2013
Professor (a): Iza Fonte
Disciplina: Química
Araxá
2013
Introdução
Através da realização deste trabalho temos como principal objetivo apresentar sobre as interações moleculares, polaridade das moléculas e a geometria molecular. Tratando com detalhes seus tipos, características e formas, citando também alguns exemplos.
Interações Intermoleculares
Os sólidos iônicos estão unidos por causa da forte atração entre seus íons cátions e seus íons ânions. A maioria dos metais são sólidos a temperatura ambiente por causa da ligação metálica.
As substâncias que tem ligações covalentes podem ser, em temperatura ambiente, sólida, liquida ou gasosa. Isto mostra que as interações entre estas moléculas podem ser maiores ou menores.
Existem três tipos de interações intermoleculares. Elas servem somente para as substâncias que possuem ligações covalentes. São elas:
Ligações de Hidrogênio;
Forças dipolo-permanente (dipolo-dipolo);
Forças Dipolo-induzido.
Ligação de Hidrogênio
Essa interação intermolecular é sempre realizada entre o hidrogênio e um átomo mais eletronegativo, como flúor, oxigênio e nitrogênio.
Flúor
H + Oxigênio
Nitrogênio
É característico em moléculas polares. Podem ser encontrados no estado sólido e liquido. É a ligação mais forte de todas, devida à alta eletropositividade do hidrogênio e à alta eletronegatividade do flúor, oxigênio e nitrogênio. De um lado, um átomo muito positivo e do outro, um átomo muito negativo. Isto faz com que a atração entre estes átomos seja muito forte. Por isso, em geral são sólidos ou líquidos. Exemplos: H2O, HF, NH3
Uma conseqüência das ligações de hidrogênio que existem na água é a sua elevada tensão superficial. As moléculas que estão no interior do líquido atraem e