Ligações quimica
Como pode ser observado na tabela periódica, existem pouco mais de 90 átomos na natureza (118, se forem levados em conta os elementos artificiais). Com base nisso, surge uma questão intrigante: como podem existir dezenas de milhões de substâncias diferentes na Terra?
A resposta está nas forças de atração que agem entre os átomos. As mais fortes dessas atrações foram denominadas Ligações químicas.
Uma ligação química é uma união entre átomos. Para entendermos as propriedades da matéria devemos conhecer os tipos de ligação que mantêm os átomos unidos e como podem originar compostos com diferentes propriedades. Por exemplo, por que o fosfato de cálcio é tão duro que a natureza o adotou para a formação dos ossos? Por que é tão difícil fazer compostos a partir do nitrogênio do ar?
Desenvolvimento
Basicamente, duas forças de naturezas distintas atuam no interior da matéria: são as forças intermoleculares, isto é, entre moléculas, e as forças intramoleculares, que agem no interior dessas moléculas, entre dois ou mais átomos. As forças intermoleculares podem ser descritas, sucintamente, como Pontes de Hidrogênio ou Forças de Van der Waals. As forças intramoleculares são as famosas ligações químicas, que podem ser do tipo iônico, covalente ou metálico. O propósito deste texto é abordar aspectos referentes às forças intramoleculares, isto é, referentes às ligações químicas.
Sem nenhuma dúvida, ainda hoje as forças que atuam entre átomos representam um dos aspectos mais intrigantes de todo o estudo da química. Destas forças, as mais fortes são as ligações químicas, responsáveis pela união estável deátomos, resultando na formação de moléculas, sendo estas as bases constituintes de toda matéria que conhecemos.
As ligações químicas representam interações entre dois ou mais átomos, interações essas que podem ocorrer por doação de elétrons, compartilhamento de elétrons ou ainda deslocalização de elétrons. Cada um desses