Eras Vargas
· A Era Vargas compreende os anos de 1930 a 1945, período em que Getúlio Vargas esteve na presidência da República do Brasil pela primeira vez. Vários fatores contribuíram para a chegada de Getúlio ao poder. A República Velha vinha enfrentando problemas de ordem econômica e política, e havia grandes descontentamentos por parte de alguns grupos, resultando em grandes números de revoltas e movimentos sociais, e foi neste contexto que ocorreu a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder no Brasil.
A crise da República Velha deu-se início principalmente a partir do momento em que Washington Luís, que era paulista, rompeu com a aliança da política do café com leite (São Paulo e Minas Gerais), indicando outro paulista para a presidência. Getulio Vargas e lançado candidato pela Aliança Liberal, mas foi derrotado na eleição para presidente da República em 1930, daí inconformados com a derrota, os aliados de Getúlio, sob a liderança deste, iniciou a Revolução de 1930, sob a alegação de fraude e que culminou principalmente pelo assassinato de João Pessoa, Vice de Getúlio na eleição de 1930, por simpatizante de Julio Prestes.
O golpe aconteceu em outubro de 1930 e derrubou o presidente Washington Luis do poder, impedindo assim que o candidato vencedor das eleições, Júlio Prestes, viesse a assumir a presidência. Então Getúlio assume o Governo Provisório, em 03 de novembro de 1930, pondo fim na Primeira República.
Forças políticas iniciam uma revolução em prol de uma nova Constituição, Vargas procurou conte-las, mas com a formação de uma Frente Única Paulista que defendia a constitucionalização do país e a autonomia do Estado de São Paulo, ganhava as ruas. E o episódio ganhou apoio de diversos seguimentos da sociedade após a morte de quatros estudantes em confronto com as forças oficiais do governo no início de 1932, só que ficou restrita somente em São Paulo e se renderam em outubro do mesmo ano.
Em 1934 foi